Abelardo Jurema Filho

Até o inicio dos anos 70, a Capital paraibana dispunha de apenas uma instituição oficial de ensino superior: a Universidade Federal da Paraíba, fundada pelo ministro José Américo de Almeida e federalizada através de projeto de lei de autoria do então deputado Abelardo de Araújo Jurema. Não havia faculdades particulares que pudessem abrigar os milhares de estudantes que não conseguiam aprovação no Vestibular, exame impiedoso, que provocava choros de alegria ou crises de decepção: era bola ou búlica.
Esse quadro começou a se alterar em 1971, quando um grupo de professores paraibanos, todos seminaristas, decidiram criar a Faculdade Autônoma de João Pessoa. Foi com esse objetivo que se reuniram, pela primeira vez, o cônego Trigueiro do Vale e o professor Afonso Pereira da Silva, ambos já falecidos , e os professores Manoel Batista de Medeiros, padre Marcos Trindade, Jose Loureiro Lopes e Flávio Colaço Chaves; na época, jovens idealistas, responsáveis por esse maravilhoso esforço coletivo em favor da educação.
Juntos, enfrentaram toda a sorte de dificuldades para cumprir o desiderato. Venceram graves barreiras burocráticas, impostas pelo Ministério da Educação , e muitas dificuldades políticas e econômicas. Sem esmorecer, foram avançando no seu projeto. A Autônoma virou IPÊ – Institutos Paraibanos de Educação – e, mais adiante, transformou-se no Centro Universitário de João Pessoa, o Unipê, formando gerações de novos profissionais e que está comemorando 45 anos, com o regozijo de toda a sociedade paraibana.
A Paraíba tem muito o que agradecer ao pioneirismo desses homens indomáveis. Alguns deles já se foram, mas a instituição que construiram é perene e prossegue o seu destino, sob o comando seguro da reitora Ana Flávia Medeiros, filha do professor Afonso Pereira, que permanece fiel ao sonho do pai e à obra imortal dos seis mosqueteiros que, tal qual os personagens de Alexandre Dumas, não se rendiam, porque acreditavam nos seus ideais em favor do bem comum.
Nascido no Rio de Janeiro, em 12 de junho de 1952, Abelardo Jurema Filho fez o primeiro grau no Colégio Acadêmico, localizado no Humaitá, um dos mais tradicionais bairros cariocas. Após a Golpe Militar de 1964, matriculou-se no Colégio Estadual André Mauroiz, no Leblon, então dirigido pela professora Henriette Amado, onde fez o segundo grau até sair para o curso pré vestibular Hélio Alonso, na rua da Matriz, em Botafogo.Em 1977, formou-se em Direto no centro Universitário de João Pessoa, ou UNIPÊ, após ter cursado os dois primeiros anos na faculdade Candido Mendes.

Em João Pessoa iniciou as suas atividades na Imprensa em 1975, como redator do jornal O Norte, órgão dos Diários Associados. Ao fim deste mesmo ano passou a assinar a secção Status social no semanário O Momento, órgão autônomo pelo jornalista Jório Machado, que exercia papel relevante no com bater à ditadura militar e de resistência democrática ao regime de opressão que se instalara no País.

Em 1978 retornou a O Norte, agora como titular da coluna Status, um informativo social de noticiário abrangente, que promoveu profunda transformação no conceito do chamado “colunismo social” praticado até então na Imprensa paraibana. Em, O Norte exerceu diversas funções por designação do seu diretor da época jornalista Marcone Goés, tendo assumido a gerência comercial, a diretoria de marketing e, posteriormente, em 1988, a superintendência da TV O Norte, uma das pioneiras da Paraíba.

Com breve passagem na política – exerceu mandato de vereador em 1982, na condição de suplente do partido – sempre direcionou a sua carreira para o jornalismo e os meios de comunicação protagonizando o primeiro programa de entrevistas da televisão paraibana, denominado “Status” exibido diariamente pela TV O Norte no final da década de 80.

Em 1990 transferiu-se para o Correio da Paraíba, a convite dos seus diretores Roberto Cavalcante Ribeiro e Alexandre Jubert, onde passou a assinar a coluna Abelardo, que é publicada a te hoje auferindo os mais autos índices de leitura da Imprensa paraibana segundo atestam os mais abalizados institutos de pesquisas.

No Sistema Correio, que possui duas emissoras de televisão e uma rede de 17 emissoras de rádio espalhadas por todo o Estado da Paraíba, ele comandou durante três anos o programa Studio A, de entrevistas e variedades, no período de 2002 a 2005. Nos últimos três anos é o âncora do programa Correio Espetacular, a primeira revista eletrônica da televisão paraibana, que vai ao ar todas as manhãs de domingo, com elevados índices de audiência e o Programa Abelardo Jurema, na RCTV, emissora por assinatura com sinal captado pelo canal 27 da Net Digital.

Empresário, diretor da agência Abelardo.com – Assessoria de Comunicação e Marketing, é Defensor Público aposentado do Estado da Paraíba, publicitário e cantor profissional com CD gravado em 2007 com o selo do Studio Viamar (PB). É autor de cinco livros: Paraíba Feminina (1992), Paraíba Masculina (1997), Paraíba Sim Senhor!(2002), estes editados pela Textoarte Editora, Cesário Alvim 27 – Histórias do filho de um exilado (2011) editado pela Universidade Federal da Paraíba e o mais recente Na Janela da Cidade (2014) editado pela Gráfica Santa Marta.

Em 22 de janeiro de 2016, Abelardo teve seu apogeu como escritor e jornalista. Nos Jardim dos Acadêmicos da Casa de Corioloano de Medeiros tornou-se o mais novo imortal da Academia Paraibana de Letras, assumindo a cadeira 12, cujo patrono é João Coelho Gonçalves Lisboa, na vaga deixada pelo historiador Wellington Aguiar, que morreu em dezembro de 2014.
img
img
MARLENE CÂMARA
PSICANALISTA CLÍNICA | Reg. Nº - 1047
marlenecamara_psicanalista@hotmail.com
img
PHILIPE NEANDER
ARQUITETO e URBANISTA | CAU - 154.008-4
philipeneander@gmail.com
img
GIOVANNA DE BRITTO LYRA MOURA
ADVOGADA | OAB - 15.785
giovannalyra@hotmail.com
img
LEILA AZZOUZ
ARQUITETA | CAU - 97147-2
contato@leilaazzouz.com
img
MARCOS SOUTO MAIOR
ADVOGADO | OAB - 1032
masoutomaior@hotmail.com
img
CARLOS FREDERICO NÓBREGA FARIAS
ADVOGADO | OAB - 7.119
carlosfrederico@nft.adv.br
img
ANTÔNIO CARLOS CAVALCANTI
CARDIOLOGISTA - CRM 2699
acarlosw@cardiol.br
img
ELZEVIR SOUZA
SEGUROS E CERTIFICADOS DIGITAIS | SUSEP - 10.060.4682
elzevir@fortevelhoseguros.com.br
img
HELIZENE MOURA
FISIOTERAPEUTA | CREFITO - 6962
helizenemoura@hotmail.com
img
LEONARDO FONTES SILVA
OTORRINO | CRM: 4811
leonardofontes@clinicadeotorrino.com.br
img
JONAS LOURENÇO
ARQUITETO |
lourencoarquiteura@gmail.com
img
RAFAELLA QUEIROGA
ARQUITETA e URBANISTA
rafaellaqueiroga@gmail.com
img
NEVITA FRANCA LUNA
ADVOGADA | OAB - 14.974
nevitafranca@gmail.com
img
REBECA MANTOVANI RIBEIRO
ESTETICISTA | TERAPEUTA HOLÍSTICA
rebecaribeiroestetica@gmail.com
img
PAULO MOTA
ARQUITETO | CAU - 21439-6
arqpaulomota@hotmail.com
img
CRISTIANE CRUZ
OFTALMOLOGISTA - CRM 5525
cristianebcruz@hotmail.com
img
GRAÇA CAVALCANTI
CARDIOLOGISTA - CRM 2698
mgracas@cardiol.br
img
EDGLAY DOMINGUES BEZERRA
ADVOGADO - OAB - 9.999
edglay@edglaybezerra.com.br
img
TERESA QUEIROGA
ARQUITETA e URBANISTA | CREA - 1605112380
teresaqueiroga@gmail.com
img
DÉBORA JULINDA
ARQUITETA e URBANISTA | CAU - A8529-4
deborajulinda@gmail.com
img
HILTON SOUTO MAIOR NETO
ADVOGADO | OAB-13.533
hiltonsoutomaior@hotmail.com
img
GERMANO GOUVEIA ROMERO
ARQUITETO | CREA - 2685
contato@germanoromero.com.br